DICAS PARA PASSAR EM CONCURSOS PÚBLICOS

*

Como concurseiro experiente eu pensei em deixar aqui algumas dicas que foram muito úteis para mim. Estas dicas eu usei na minha vida e elas foram de fundamental importância para que eu passasse em diversos concursos públicos. assim como me ajudaram, com certeza, élas ajudarão todos que se interessarem em colocá-las em prática.

 

É claro, entre tantos concursos que eu prestei, nem sempre foi só sucesso. No inicio dos meus estudos foi bem difícil, visto que eu estava bem enferrujado, pois estava Empregado numa empresa privada há muitos anos e, sabe como é, a gente até que não quer, mas sempre a gente dá aquela acomodada.

Portanto, quando eu comecei a estudar para os concursos públicos eu estranhei bastante as provas, cheias de pegadinhas, são provas especificas para os concursos públicos. Nos primeiros concursos eu fui reprovado em praticamente todos. Mas eu não desisti. Segui em frente e, com ajuda de Deus, eu fui vencendo os muitos desafios. o mesmo acontecerá com você não desista.

Persista! Você também vai vencerNão desista jamais. Veja abaixo algumas dicas que eu considero muito úteis para quem deseja passar em concursos públicos.


O EDITAL


Não escolha um concurso somente por causa do dinheiro. O que adianta você ganhar muito dinheiro e não ter paz e nem prazer para desfrutar dele. Escolha prestar concursos que ofereçam vagas em áreas do seu interesse ou em áreas com as quais você tem algum tipo de afinidade.

Avalie bem o edital de abertura do concurso. Ali você poderá ver quais são as atribuições do cargo oferecido e também as qualificações que são exigidas para o exercício da função. Não concorra a uma vaga na qual você não possua as qualificações necessárias, pois futuramente você deverá comprovar a sua competência.

Não se esqueça: Mesmo no serviço público, muitas empresas têm um vinculo empregatício baseado na CLT, assim como acontece em empresas privadas. Sendo assim, o funcionário novo também estará sujeito ao período de experiência e conforme o caso, sujeito a demissão.

No edital também é importante verificar quais são as matérias que são exigidas para as provas. Preste muita atenção nas matérias relacionadas, isso para que você não estude nenhuma matéria desnecessariamente. Depois de verificar as matérias anote-as num papel à parte para depois fazer a seleção do material de estudo adequado.

MATERIAL PARA ESTUDO


Depois de selecionar o material para o estudo fazer um planejamento e um cronograma de estudo levando em consideração o que você sabe e o que você não sabe sobre essas matérias.

Vamos supor que você já tenha um bom desempenho em Língua Portuguesa e precisa estudar uma matéria na qual você não tenha muita afinidade, por exemplo, informática. É importante que você estude mais sobre informática. Então, separe por dia 1 hora de estudo da Língua Portuguesa e duas horas para o estudo de matérias relacionadas com a informática.

Faça para cada matéria pequenas fichas com questões para você responder. Coloque as respostas no verso. Tente responder a questão sem ver a resposta. Depois de responder verifique se você acertou e passe a ficha para a parte de trás. Quanto mais fichas ou mais questões você fizer melhor será o seu desempenho nas provas dos concursos públicos. Essas fichas são muito úteis não só para o estudo de um concurso público específico como também para a sua preparação continuada e permanente.

Para estudar adequadamente para um concurso público é importante estudar matérias de concursos anteriores.

Importante! Não adianta estudar questões de livros escolares. Tem que estudar questões que já caíram em concursos públicos anteriores. Pesquise na internet. Lá você vai encontrar muitos sites que oferecem provas e questões de concursos anteriores.

Essa dica é aplicável, principalmente, para as matérias mais básicas como Língua Portuguesa, Matemática e Informática. Estude questões anteriores para você entender como funciona a dinâmica dos concursos públicos. A metodologia para a elaboração das provas de concursos é muito específica. Tanto é verdade que passar em concurso público requer muitas horas de estudo experiência na resolução das provas e conhecimento acumulado nos  concursos anteriores.

Para a Língua Portuguesa é muito importante estudar vários textos, fazer a interpretação deles e depois resolver as questões relacionadas a ele. Lembre-se: Em Concursos Públicos, a Língua portuguesa é a matéria que mais reprova. Procure estudar os textos das provas mais difíceis como de Auditor da Receita Federal, Agente da Polícia Federal, Banco do Brasil, IBAMA, Caixa Econômica Federal, Polícia Rodoviária Federal entre outros.

As matérias: Língua Portuguesa, Matemática e Informática devem ser estudadas sempre. Independentemente de ter ou não algum concurso aberto. Mantenha essas matérias em dia, pois quando aparecer um concurso legal você poderá dedicar muito mais tempo estudando as matérias de conhecimento específicos para cada cargo.

:Guia Pratico Para Passar em Um Concurso Público em 1 Ano. VEJA AQUI

DICAS PARA PASSAR EM CONCURSOS PÚBLICOS

O TEMPO DE ESTUDO


O tempo de estudo é muito importante. Para isso o candidato tem que ter muita disciplina. Estude somente quando a sua mente estiver ativa e descansada. Não adianta estudar cansado, com fome ou com sono. Não force o seu organismo. Você vai ficar mais cansado ainda e não vai reter com qualidade, se reter alguma coisa, do que você estudou.


A sua mente vai ter um desempenho melhor quando você aprender a estudar nas horas em que você tem o seu melhor desempenho.

Se tiver fome: coma! Se tiver sono: durma! Se estiver cansado mentalmente vá caminhar. Aliás, eu recomendo que você separe um tempinho para fazer uma caminhada ou atividade fisica de sua preferência. Pode ser pequena, média ou longa. O importante é levar esse corpinho para fazer um exerciciozinho.


Fazer uma atividade física é fundamental para o seu equilíbrio, mesmo que seja uma pequena caminhada pelo bairro. Veja as plantas, os gatos e cachorros. Esse relaxamento vai fazer com que o seu corpo e a sua mente fiquem mais calmos, e isso será bastante favorável para o seu aprendizado.

 

Eu gostava muito de estudar logo depois de acordar. Eu descobri que estudando neste horário eu prestava mais atenção e fixava mais a matéria estudada. Às vezes dava um sono e eu ia dormir. Depois eu acordava e estudava novamente. Enfim, é isso: respeite o seu ritmo. Assim você vai atingir o seu melhor desempenho para aprender e fixar as matérias estudadas.

Fazer exercícios físicos e descansar são ótimas coisas para se fazer. No entanto existe uma coisa que é mais excelente e dá um resultado muito fantástico: é falar com Deus.
Sem esse papo de religião, pois religião não leva a lugar nenhum. o que muda realmente a vida da gente é ouvir uma boa pregação da Palavra de Deus, ou seja, estar em contato com o Criador. Uma maneira muito maravilhosa de estar em contato com o senhor Deus é ouvindo a Palavra Dele. Se você ainda  não experimentou. Eu recomendo! É maravilhoso.  

 

PROVAS


A parte da prova eu acho a parte mais fácil de todo  processo. Depois que você fez uma preparação legal você não tem porque esquentar a cabeça com a prova. Um dia ou dois dias antes da data da prova relaxe! Não se desespere. Assista um filme legal, passeie no parque, caminhe... Faça coisas que você goste e que te dão prazer, relaxe e procure não pensar na prova.


Procure certificar-se de você conhece o lugar e o transporte necessário para chegar ao local da prova dentro do horário estabelecido. Saia de casa com bastante antecedência. Evite surpresas.


Na hora de fazer a prova comece a fazer as questões daquela matéria que você vai melhor. Depois vá fazendo as matérias de menor afinidade. Quando você estiver com uma questão de maior dificuldade não se prenda a ela, faça a próxima questão e depois, no final, volte para resolver as questões mais complicadas.


Se por acaso ocorrer alguma catástrofe e você não passar em algum concurso, não desanime isso é normal. O importante é não parar. Quando a gente estuda bastante para um concurso e depois vai conferir o gabarito e o resultado é negativo, inevitavelmente vem aquela tristeza pós concurso. Se isso ocorrer com você não desanime. Abra os livros e cadernos e siga em frente. Não desista! Você vai vencer!

:Guia Pratico Para Passar em Um Concurso Público em 1 Ano. VEJA AQUI

DICAS PARA PASSAR EM CONCURSOS PÚBLICOS

*

ONDE ENCONTRA MATERIAL DE GRAÇA PARA ESTUDAR PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS:

Diversas apostilas e materiais gratuitos para concursos públicos estão disponívein na internet. veja abaixo alguns endereços nos quais você poderá encontrar diversos materiais para que você possa desenvolver os seus estudos:

http://search.4shared.com/q/BBQD/1/pdf/concursos+p%C3%BAblicos



www.rccg.biz/Down/Down.htm

www.apostilas-para-concursos-gratis.org/

www.resumosconcursos.com/

materialdeconcursos.blogspot.com/

www.tudosobreconcursos.com/.../5/28/

www.blogers.com.br/apostilas-de-concurso-publico-gratis/ -

www.editaisbrasil.com.br ›

No http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt 

Você encontrar diversas aulas em videos de matérias muito importantes que, continuamente, são exigidas em alguns concursos públicos.

Lá você poderá encontar aulas de Matemática, Português, Informática, Direito, Inglês, Química, História, Geografia, Espanhol e muitas outras matérias de grande utilidade não só para quem está se preparando para algum concurso público, mas também para quem está estudando para o ENEM ou para o vestibular.










Material de Português gratuito para Concursos públicos


http://search.4shared.com/q/BBQD/1/pdf/portugu%C3%AAs+para+concursos+p%C3%BAblicos

Lá no 4 Shared Você poderá encontrar diversos livros de gramática como por exemplo o livro do Professor Pasquale Cipro Neto ou o livro do Professor Ivanildo Bechara e outros.





Material de matemática gratuito para concursos públicos:
http://search.4shared.com/q/BBAD/1/matem%C3%A1tica+para+concursos+p%C3%BAblicos



Provas antigas para concursos públicos:

www.pciconcursos.com.br/provas/

www.concursospublicosonline.com/.../view/Dicas/

www.acheiconcursos.xpg.com.br/demonstra_provas.asp -

www.alienado.net/provas-antigas-de-concursos-para-estudos/

www.concursosolucao.com.br/
Melhores sites para acompanhar concursos públicos:



www.pciconcursos.com.br/

www.folhadirigida.com.br/

www.concursosolucao.com.br/

www.centraldeconcursos.com.br/
www.acheiconcursos.xpg.com.br/


Boa Sorte e Sucesso!

:Guia Pratico Para Passar em Um Concurso Público em 1 Ano. VEJA AQUI

COMO SER FELIZ

MENSAGENS DE ANIVERSÁRIO

CRONICAS MAIS POPULARES

Translate

CURSOS GRATUITOS