- Nossa Tia! O que aconteceu com você e com o tio? Vocês esqueceram o filtro solar? Muito espantada, disse a sobrinha que morava em São Paulo, ao ver que os seus tios estavam com o rosto e partes do corpo queimadas. Ela ficou imaginando que, por eles morarem em Fortaleza, eles não tinham se precavido dos raios solares e acabaram sofrendo aquele pequeno acidente.
- Não é nada disso querida. Respondeu a tia da garota. Você não vai acreditar. Você sabe que Fortaleza é mais quente que fornalha, como eu e o seu tio há muito tempo queríamos conhecer o Rio Grande do Sul, nós resolvemos fazer uma viagem rápida para conhecer a acolhedora e simpática cidade de Gramado. Nós estávamos muito ansiosos e só pensávamos em conhecer aquela linda cidade, experimentar e comprar aqueles maravilhosos e deliciosos chocolates: chocolate ao leite, chocolate com licor, Chocolate branco, chocolate amargo, bombons e trufas de todos os sabores. Enfim, todas aquelas maravilhas do cacau.
O que nós não imaginavámos é que pudessemos passar aquele tremendo frio. Olha sobrinha a gente tremia mais que celular no silenciador porque não tínhamos levado nenhuma blusa, só estávamos com as nossas roupas que normalmente usamos em Fortaleza. Nós demoramos um pouquinho para comprar umas blusas e à gente acabou se queimando desse jeito. Se a gente contar isso lá no Ceará ninguém vai acreditar que a gente saiu de lá daquele calorão para se queimar no frio do Sul. Como dizem os gaúchos: Bah! Tchê!...Passamos um frio de ranquear cusco, ou ainda um frio de deixar cachorro manco, Tri chato!...Antes de voltarmos para casa resolvemos dar uma passadinha aqui para lhe fazer uma visitinha, afinal de contas já faz tanto tempo que a gente não se vê, eu gosto tanto de você... Completou a tia da garota.
Edilson Rodrigues Silva