DICAS PARA PASSAR EM CONCURSOS PÚBLICOS

*

Como concurseiro experiente eu pensei em deixar aqui algumas dicas que foram muito úteis para mim. Estas dicas eu usei na minha vida e elas foram de fundamental importância para que eu passasse em diversos concursos públicos. assim como me ajudaram, com certeza, élas ajudarão todos que se interessarem em colocá-las em prática.

 

É claro, entre tantos concursos que eu prestei, nem sempre foi só sucesso. No inicio dos meus estudos foi bem difícil, visto que eu estava bem enferrujado, pois estava Empregado numa empresa privada há muitos anos e, sabe como é, a gente até que não quer, mas sempre a gente dá aquela acomodada.

Portanto, quando eu comecei a estudar para os concursos públicos eu estranhei bastante as provas, cheias de pegadinhas, são provas especificas para os concursos públicos. Nos primeiros concursos eu fui reprovado em praticamente todos. Mas eu não desisti. Segui em frente e, com ajuda de Deus, eu fui vencendo os muitos desafios. o mesmo acontecerá com você não desista.

Persista! Você também vai vencerNão desista jamais. Veja abaixo algumas dicas que eu considero muito úteis para quem deseja passar em concursos públicos.


O EDITAL


Não escolha um concurso somente por causa do dinheiro. O que adianta você ganhar muito dinheiro e não ter paz e nem prazer para desfrutar dele. Escolha prestar concursos que ofereçam vagas em áreas do seu interesse ou em áreas com as quais você tem algum tipo de afinidade.

Avalie bem o edital de abertura do concurso. Ali você poderá ver quais são as atribuições do cargo oferecido e também as qualificações que são exigidas para o exercício da função. Não concorra a uma vaga na qual você não possua as qualificações necessárias, pois futuramente você deverá comprovar a sua competência.

Não se esqueça: Mesmo no serviço público, muitas empresas têm um vinculo empregatício baseado na CLT, assim como acontece em empresas privadas. Sendo assim, o funcionário novo também estará sujeito ao período de experiência e conforme o caso, sujeito a demissão.

No edital também é importante verificar quais são as matérias que são exigidas para as provas. Preste muita atenção nas matérias relacionadas, isso para que você não estude nenhuma matéria desnecessariamente. Depois de verificar as matérias anote-as num papel à parte para depois fazer a seleção do material de estudo adequado.

MATERIAL PARA ESTUDO


Depois de selecionar o material para o estudo fazer um planejamento e um cronograma de estudo levando em consideração o que você sabe e o que você não sabe sobre essas matérias.

Vamos supor que você já tenha um bom desempenho em Língua Portuguesa e precisa estudar uma matéria na qual você não tenha muita afinidade, por exemplo, informática. É importante que você estude mais sobre informática. Então, separe por dia 1 hora de estudo da Língua Portuguesa e duas horas para o estudo de matérias relacionadas com a informática.

Faça para cada matéria pequenas fichas com questões para você responder. Coloque as respostas no verso. Tente responder a questão sem ver a resposta. Depois de responder verifique se você acertou e passe a ficha para a parte de trás. Quanto mais fichas ou mais questões você fizer melhor será o seu desempenho nas provas dos concursos públicos. Essas fichas são muito úteis não só para o estudo de um concurso público específico como também para a sua preparação continuada e permanente.

Para estudar adequadamente para um concurso público é importante estudar matérias de concursos anteriores.

Importante! Não adianta estudar questões de livros escolares. Tem que estudar questões que já caíram em concursos públicos anteriores. Pesquise na internet. Lá você vai encontrar muitos sites que oferecem provas e questões de concursos anteriores.

Essa dica é aplicável, principalmente, para as matérias mais básicas como Língua Portuguesa, Matemática e Informática. Estude questões anteriores para você entender como funciona a dinâmica dos concursos públicos. A metodologia para a elaboração das provas de concursos é muito específica. Tanto é verdade que passar em concurso público requer muitas horas de estudo experiência na resolução das provas e conhecimento acumulado nos  concursos anteriores.

Para a Língua Portuguesa é muito importante estudar vários textos, fazer a interpretação deles e depois resolver as questões relacionadas a ele. Lembre-se: Em Concursos Públicos, a Língua portuguesa é a matéria que mais reprova. Procure estudar os textos das provas mais difíceis como de Auditor da Receita Federal, Agente da Polícia Federal, Banco do Brasil, IBAMA, Caixa Econômica Federal, Polícia Rodoviária Federal entre outros.

As matérias: Língua Portuguesa, Matemática e Informática devem ser estudadas sempre. Independentemente de ter ou não algum concurso aberto. Mantenha essas matérias em dia, pois quando aparecer um concurso legal você poderá dedicar muito mais tempo estudando as matérias de conhecimento específicos para cada cargo.

:Guia Pratico Para Passar em Um Concurso Público em 1 Ano. VEJA AQUI