O Ladrão Honesto e Educado - Histórias Curtas e Engraçadas
Numa delegacia no interior do Paraná, um homem foi preso depois de assaltar uma padaria. Ele entrou no estabelecimento e, quando a moça do caixa estava atendendo um freguês, ele passou a mão no dinheiro do caixa e saiu correndo para a rua. No entanto, dois dias depois ele ficou com um peso enorme na consciência e, muito arrependido, decidiu voltar á padaria para devolver parte do dinheiro!
Ao chegar lá ele entregou algumas notas para a funcionária do caixa, e disse:
— Moça, Bom Dia! Por favor, me desculpe… Eu vim devolver esse dinheiro. Eu só estava precisava de um pouquinho, o resto pode ficar com você.
A essa altura, depois do alerta de alguns funcionários, a polícia já tinha sido chamada e chegou bem na hora em que educado meliante ainda tentava "reembolsar" a moça do caixa. Confusos, os policiais olharam para aquela cena muito inusitada e um deles perguntou:
— Afinal de contas, você roubou ou não roubou?
E o ladrão, com toda sinceridade, respondeu:
— Roubei, sim, doutor. Mas eu sou honesto! Depois eu vi que eu não precisava de tudo isso…
Os policiais caíram na risada e levaram o sujeito para a delegacia. No boletim de ocorrência, um dos agentes ainda brincou ao registrar o caso como "furto com profundo arrependimento e devolução parcial do dinheiro".
Mais tarde na cela, em meio a algumas murmurações com outros presos o ladrão honesto, cheio de razão, reclamou...
— Vocês tudo bem! Vocês realmente cometeram crimes. E eu? Nem sei o que eu estou fazendo aqui… Eu devolvi o dinheiro, isso é uma injustiça...
Edilson Rodrigues Silva