Final de setembro, logo depois das chuvas e do desabrochar das flores. Quando estavam indo para a escola, duas amigas resolvem parar para pegar amoras. O pé de amora estava carregado, tinham muitas que estavam pretas de tão maduras.
Logo que elas começou a pegar as amoras... Vummmmm! Vummmmm! Assustaram-se com aquilo. Alguma coisa havia passado perto da cabeça de uma delas e depois disso ficaram com medo e tiveram que ficar agachadas para se proteger.
Elas não conseguiram ver exatamente o que é tinha acontecido. Depois de um tempo, antes delas irem embora, elas resolveram pegar mais amoras e, Vummmmm! Foi, e depois voltou: Vummmm! Uma das garotas disse:
- Você viu isso?
- Vi sim! Acho que é um passarinho que está atacando a gente, será que ele está com ciúmes porque a gente está pegando as amoras?
- Acho que sim. Aqui na cidade não tem muita comida para eles, acho que ele quer que a gente vá embora e que deixe as amoras dele em paz.
- Vamos pegar só mais um pouquinho e depois vamos embora. Quando ela foi pegar... Ele veio: Vummmm! E depois voltou: Vummmm!
- Acho melhor a gente deixar as amoras para lá... Foi quando uma das meninas olhou na parte interna da árvore e disse:
- Olha só o que é que tem aqui no meio! Um ninho! E tem dois filhotes lá dentro. Que lindinha! É por isso que ela está tão furiosa. É por causa dos seus filhotinhos que ela está querendo assustar a gente e está querendo que a gente vá embora daqui.
- Que passarinho que é este?
- Acho que é um bem-te-vi, você viu o peito amarelo e aquela máscara branca nos olhos? É mesmo. Vamos ir embora para que ela não fique tão estressada...
Olha! Lá embaixo tem outro pé de amora....
Edilson Rodrigues Silva