Ele estava na barraca de pescaria da quermesse quando, num lance muito rápido , o seu olhar foi imediatamente fisgado por uma visão maravilhosa. Meiga, linda e extremamente simpática aquela menina havia dominado o seu olhar. Os seus olhos, depois da presença dela, já não tinham mais vontade própria, haviam se transformado em escravos diante de tanta formosura.
Ele estava ali naquela barraca tentando pescar alguma coisa e os amigos estavam gozando dele porque, até aquele momento e, depois de gastar quase todo o dinheiro dele, as únicas coisas que ele havia conseguido ganhar de brinde foi uma lata de ervilhas e uma bonequinha de plástico.
- Ô Meu, vai logo! As crianças estão querendo brincar. Você está atrapalhando a molecada. Sai daí ô marmanjão! Já faz mais de uma hora que você não pesca e não sai do barranco. Disse o primeiro amigo.
- Quem sabe na semana que vem, pois agora ele está ocupado babando por causa da garota que acabou de chegar à quermesse... Disse o segundo colega.
Em tom de desafio o primeiro colega falou para todos os outros amigos que estavam lá na quermesse que, o colega que estava pescando era tímido e que não teria coragem de falar com aquela linda garota. Para comprovar o que ele estava falando ele disse: tenho certeza que ele não tem coragem de ir lá e conversar com aquela garota e, fazer com que ela dê ao menos um sorriso então, só por milagre. Se ele conseguir tirar um sorriso dela eu vou plantar bananeira por dez minutos. Cheio de confiança, disse o colega em tom desafiador.
O rapaz que estava pescando resolveu aceitar o desafio e disse para o gozador: Aééé! Então você vai ver! Vou falar com ela e você vai morder a língua. Quero ver você, não é plantando bananeira não, quero que você fique imitando um macaco por dez minutos, OK! O desafiante, com a confiança lá na lua, prontamente aceitou.
O rapaz desafiado foi até a garota e falou alguma coisa para ela e, no mesmo instante deu para ver no rosado rosto da moça um enorme e lindo sorriso. Isso fez com que o colega que o havia desafiado ficasse automaticamente desconcertado de tanta vergonha.
Enquanto o desafiador estava passeando pela quermesse imitando um macaco o segundo colega perguntou ao rapaz da pescaria: O que você disse para que a garota desse um sorriso tão lindo como aquele. Você já conhecia a garota?
- Não! Eu não a conhecia. E eu não falei nada de mais não. Eu só falei isso:
Perna de cabrita, perna de galinha, se você é bonita vai me dar uma risadinha…Só isso!
Dias mais tarde, o rapaz da pescaria e a garota do sorriso lindo começaram a namorar.
Edilson Rodrigues Silva